Conhecimento e desenvolvimento emocional, sócio-afetivo
Proposta Pedagógica do CEAD para o Ensino Fundamental.
O CEAD tem como proposta educacional a formação integral do aluno, oferecendo uma programação que envolve atividades variadas, promovendo o desenvolvimento físico, intelectual e emocional. Inclui, entre outras, a educação física e os jogos, a educação sensorial, a sociabilização, o pensamento criativo e crítico, a sondagem de aptidões por meio de aulas de teatro, de música, o incentivo ao raciocínio lógico e o estímulo do senso estético, oferecendo aulas de apoio pedagógico num esforço integrado de desenvolvimento de personalidade. Fazendo uso de recursos tecnológicos apropriados, desenvolve os aspectos de forma harmônica e prazerosa.
Em todo o processo acontecem concomitantes Passeios, Gincanas, Jogos internos, Festivais, Exposições e Projetos culturais propostos no Calendário anual do CEAD, no intuito de dar oportunidades ao aluno para que possa descobrir sua criatividade, suas aptidões, seus talentos, troca de conhecimento, formando assim, um cidadão pleno, preparado para a uma vida adulta de sucesso.
OBJETIVOS GERAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
O CEAD valoriza os Objetivos gerais do Ensino Fundamental propostos pelos PCN’s, onde indica que os alunos sejam capazes de:
• compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
• posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes
situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
• conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
• conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
• perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
• desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
• conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
• utilizar as diferentes linguagens — verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal — como meio para produzir, expressar e comunicar suas ideias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
• saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
• questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.
Proposta para Ensino Fundamental:
CEAD EXTRA – Matutino ou Vespertino: Ensino meio período com oficinas no contraturno 02 vezes por semana.
- Aulas de teatro;
- Oficinas de leitura;
- Balé Clássico;
- Judô;
- Atividades de apoio em sala monitorada;
- Jogos (xadrez, dama, jogo de botão, dominó, trilha, jogo da velha, etc.);
- Proposta curricular do PNE: Língua Portuguesa, Língua estrangeira /Inglesa, Matemática, Geografia, História, Ciências, Arte, Filosofia e Educação Física.
Espaços da escola: Recepção, Secretaria, Direção, Sala dos Professores, Refeitório, Cozinha, Despensa, Auditório, Biblioteca, 08 salas de aula no térreo e 05 salas de aulas no primeiro piso, além das salas de Judô, de Balé, sala de apoio monitorado, teatro/oficina de leitura, banheiros e outros.
Atividades desenvolvidas neste período
- Aulas de teatro e oficinas de leitura
- Balé Clássico
- Judô
- Atividades de apoio em sala monitorada
- Jogos
- Proposta curricular do PNE
- Ginástica Rítmica
- Xadrez