Antes de escolher a escola de seu filho, conheça nossas metodologias de ensino.
Proposta Pedagógica CEAD - Educação Infantil
É na fase pré-escolar que a criança assimila com mais intensidade fatos que vão acompanhá-la para toda a vida. Acreditando nisso, idealizamos oferecer um ensino de qualidade, desenvolvendo e estimulando as habilidades e competências nas crianças para que possam então construir suas aprendizagens.
O CEAD é uma Escola inovadora, atualizada para oferecer serviços de excelente qualidade visando a formação integral de crianças autônomas e conscientes, cooperativas e solidárias.
Acreditamos que a melhor proposta educacional que existe é aquela que o bebê e a criança se sintam acolhidos, protegidos, seguros, amados, respeitados e estimulados a ir em busca de novas conquistas, ou seja, aquela em que os fazem felizes! Educamos alicerçados em valores humanísticos, num ambiente que proporciona o desenvolvimento integral da criança, tendo como pilares a autoestima e a identidade pessoal e social, que são as bases para a construção de novas aprendizagens.
Nossa concepção é voltada para a integração, pois acreditamos que é através dela, que a criança constrói relações consigo mesma, com os outros e com o meio.
Contamos com uma equipe formada por profissionais de diversas áreas, comprometidos com a gratificante arte de educar: Professoras Pedagogas, temos parcerias com fonoaudióloga, Psicólogo, Odontopediatra, Oftalmologista, nosso lanche é elaborado por uma Nutricionista, além, oferecemos aulas de Língua Inglesa, Baby Class e Judô. Além disso, valorizamos a riqueza da parceria com as famílias, que é a primeira e principal fonte educativa. Dessa forma, podemos oferecer uma formação completa, que respeite a multiplicidade do ser humano.
O Currículo da Educação Infantil do CEAD
O currículo, significando toda ação educativa da escola que envolve o conjunto de decisões e ações voltadas para a consecução dos objetivos educacionais, abrangerá dois âmbitos de experiência: Formação Pessoal e Social e Conhecimento de Mundo. O primeiro âmbito favorece a construção da Identidade e Autonomia e o segundo âmbito é organizado em seis eixos norteadores:
ÂMBITOS DE EXPERIÊNCIA:
Formação Pessoal e Social: Identidade e Autonomia
Conhecimento de Mundo:
- Linguagem oral e escrita;
- Matemática;
- Natureza e sociedade;
- Artes visuais;
- Música;
- Movimento;
Dentro dessas áreas serão desenvolvidos temas englobando: alfabetização; inglês; vida prática; educação sensorial e coordenação motora.
Objetivos gerais da Educação Infantil de acordo com os PCN’s
• Desenvolver uma imagem positiva de si, atuando de forma cada vez mais independente, confiante em suas capacidades e percepção de suas limitações;
• Descobrir e conhecer progressivamente seu próprio corpo, suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo e valorizando hábitos de cuidado com a própria saúde e bem-estar;
• Estabelecer vínculos afetivos e de troca entre adultos e crianças, fortalecendo sua auto-estima e ampliando gradativamente suas possibilidades de comunicação e interação social;
• Estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais, aprendendo aos poucos a articular seus interesses e pontos de vista, interagindo com os demais, respeitando a diversidade e desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração;
• Observar e explorar o ambiente com atitude de curiosidade, percebendo-se cada vez mais como integrante, dependente e agente transformador do meio ambiente, valorizando atitudes que contribuem para sua conservação;
• Brincar, expressando emoções, sentimentos, pensamentos, desejos e necessidades;
• Utilizar as diferentes linguagens (corporal, musical, plástica, oral e escrita) ajustadas às diferentes intenções e situações de comunicação, de forma a compreender e ser compreendido, expressar suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade expressiva;
• Conhecer algumas manifestações culturais, de interesse, respeito e participação, valorizando a diversidade;
BRASIL. Ministério da Educação e Desporto. Secretaria da Educação Fundamental.
BRASIL – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil/ Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/ SEF, 1998, vol. 1 – introdução.
Atividades desenvolvidas neste período
- Lanche - Cardápio elaborado por nutricionista
- Desenvolvimento da Linguagem oral e escrita
- Artes visuais
- Identidade e autonomia
- Raciocínio lógico matemático
- Musicalização
- Natureza e sociedade
- Recreação/Ludicidade
- Parque
- Língua Inglesa
- Pré – alfabetização
- Culinária/Horta